SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Público-alvo: 6º ano
Tempo: 5 aulas
Objetivos: - Ler para apreciar;- Ler para compreender o sentido do texto.
Antes da leitura
Habilidades:
- Expectativas em função da capa, quarta capa, orelha, etc.;
- Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação;
- Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulos, epígrafes, prefácios, sumários.
Observando a capa:
- Que tipo de texto, o livro trará?
- A imagem, passa que tipo de sensação?
- Você escolheria este livro para ler? Por quê?
- Você já ouviu falar
do autor?
Ativação do conhecimento prévio:
a)
A respeito do gênero; ( O que é crônica? Já leram?
Que tipo de assunto apresentam?
b)
A respeito do título AVESTRUZ; ( O texto vai
falar sobre o quê? Vocês conhecem a avestruz? Já viram uma? Como são? Onde
Vivem?
c)
O significa ter estômago de avestruz?
Durante a leitura
Habilidades:
- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e durante a leitura;
- Identificação de referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário;
- Identificação das pistas linguísticas referente ao leitor virtual.
Habilidades:
- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e durante a leitura;
- Identificação de referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário;
- Identificação das pistas linguísticas referente ao leitor virtual.
# Leitura fracionada
a) Houve confirmação da hipótese inicial?
b) Como você acha que a história continua?
c) Você conhece algum texto que fale sobre a criação?
d) Você conhece alguém que tem um animal exótico como
bicho de estimação? Comente.
e) Você percebeu que, durante a leitura, o autor se dirige
diretamente ao leitor? Em que passagens?
f) Como você acha que a história termina?
g) Alguma hipótese se confirmou?
Depois da leitura
Habilidades:
- Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições;
- Avaliação crítica do texto;
- Construção da síntese semântica do texto.
a)
Por que o menino desejou tanto ter uma avestruz?
b)
Quais os argumentos que a mãe tinha para negar o
pedido do filho?
c)
Como você acha que seus pais agiriam?
d)
Por que o menino só mudou de ideia a partir do
conhecimento dos hábitos alimentares da ave? Você agiria da mesma forma?
e)
O que é nome oficial?
f)
Quais as regras de condomínio para quem tem
animal de estimação?
a) Para você, as pessoas que têm bicho de estimação se
preocupam com o bem estar do animal ou apenas em satisfazer uma vontade?
b) Você conhece alguma história em que o/a personagem quer
mudar o estado natural das coisas? Isso já lhe aconteceu em algum momento?
c) Compare o comportamento do garoto de NO AEROPORTO com o
garoto de AVESTRUZ.
BIOGRAFIA DO AUTOR
https://www.google.com.br/search?hl=en&q=mario+prata,com&bav
Mário Alberto Campos de Morais Prata, o Mário Prata um dos mais importantes escritores brasileiros, mora em Florianópolis onde continua produzindo textos e romances com o mesmo talento que o consagrou.
Também com brilhantes trabalhos na dramaturgia e no jornalismo, Prata começou muito cedo a escrever seus textos, e aos 14 anos já era colunista social do jornal "A Gazeta de Lins".
Também com brilhantes trabalhos na dramaturgia e no jornalismo, Prata começou muito cedo a escrever seus textos, e aos 14 anos já era colunista social do jornal "A Gazeta de Lins".
Criado em Lins,
cidade distante 455 quilômetros de São Paulo, Mário Prata nasceu em Uberaba,
Minas Gerais, em 11 de fevereiro de 1946.
Apaixonado
por esportes, principalmente futebol, praticou tênis na infância,
defendendo as cores do Clube Atlético Linense, sagrando-se campeão noroestino
na década de 60.
Na capital
paulista foi gerente de uma agência do Banco do Brasil, e concomitante ao
trabalho cursou economia na USP (Universidade de São Paulo).
Seu primeiro livro, "O morto que
morreu de rir" foi publicado pelo Centro Acadêmico da faculdade.
Em seguida
emplacou o primeiro sucesso, como dramaturgo, ao escrever a peça "Cordão
Umbilical".
"Se não
tivesse dado certo, eu estaria hoje, provavelmente aposentado no Banco do
Brasil ou teria seria Ministro da Fazenda do Fernando Henrique", brinca
Mário Prata.
Também integrou
importantes redações de jornais e revistas, com destaque para os 11 anos em que
escreveu para o renomado Caderno 2 do Estadão (entre 1993 e 2004) e crônicas
semanais para as revistas "Isto É" , "Época",
"Playboy", "Ícaro", "Placar" e Caros Amigos,
entre outras..
Escreveu e escreve para cinema, teatro e televisão. Foi repórter, cronista,
colaborador, resenhista de literatura, contista e articulista, acumulando vários prêmios, entre eles dois Kikitos no Festival de Gramado. Um com o filme “Bésame Mucho”, em parceria com
Francisco Ramalho Junior (1987) e outro com “O Testamento do Sr. Napumoceno”,
filme luso-francês.
Mário Prata
morou dois anos em Portugal, produzindo vários trabalhos para a RTP (Rádio e
Televisão de Portugal), experiência que lhe proporcionou escrever o livro
"Schifaizfavoire, dicionário de português" (Editora Globo).
Durante 11 anos (de 93 a 2004) foi cronista no Caderno2 do Estadão. Neste mesmo
período escreveu crônicas para as semanais Isto É e Época.
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