quinta-feira, 13 de junho de 2013

AVESTRUZ - MÁRIO PRATA



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


Público-alvo: 6º ano
Tempo: 5 aulas
Objetivos: - Ler para apreciar;
                  - Ler para compreender o sentido do texto.


Antes da leitura

Habilidades:
 - Expectativas em função da capa, quarta capa, orelha, etc.;
 - Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação;
 -  Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais,          como título, subtítulos, epígrafes, prefácios, sumários.


Observando a capa:

https://www.google.com.br/search?hl=en&q=mario+prata,com&bavprata&gs


- Que tipo de texto, o livro trará?
- A imagem, passa que tipo de sensação?
- Você escolheria este livro para ler? Por quê?
- Você já ouviu falar  do autor?


Ativação do conhecimento prévio:
a)      A respeito do gênero; ( O que é crônica? Já leram? Que tipo de assunto apresentam?
b)      A respeito do título AVESTRUZ; ( O texto vai falar sobre o quê? Vocês conhecem a avestruz? Já viram uma? Como são? Onde Vivem?
c)       O significa ter estômago de avestruz?


Durante a leitura

Habilidades:
- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e durante a leitura;
- Identificação de referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário;
- Identificação das pistas linguísticas referente ao leitor virtual.

 # Leitura fracionada

a)  Houve confirmação da hipótese inicial?
b)  Como você acha que a história continua?
c)  Você conhece algum texto que fale sobre a criação?
d)  Você conhece alguém que tem um animal exótico como bicho de estimação? Comente.
e)  Você percebeu que, durante a leitura, o autor se dirige diretamente ao leitor? Em que passagens?
f) Como você acha que a história termina?
g)  Alguma hipótese se confirmou?



Depois da leitura

Habilidades:
- Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições;
- Avaliação crítica do texto;
- Construção da síntese semântica do texto.

a)      Por que o menino desejou tanto ter uma avestruz?
b)      Quais os argumentos que a mãe tinha para negar o pedido do filho?
c)       Como você acha que seus pais agiriam?
d)      Por que o menino só mudou de ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentares da ave? Você agiria da mesma forma?
e)      O que é nome oficial?
f)       Quais as regras de condomínio para quem tem animal de estimação?



a)  Para você, as pessoas que têm bicho de estimação se preocupam com o bem estar do animal ou apenas em satisfazer uma vontade?
b)  Você conhece alguma história em que o/a personagem quer mudar o estado natural das coisas? Isso já lhe aconteceu em algum momento?
c)  Compare o comportamento do garoto de NO AEROPORTO com o garoto de AVESTRUZ.




BIOGRAFIA DO AUTOR



https://www.google.com.br/search?hl=en&q=mario+prata,com&bav

     Mário Alberto Campos de Morais Prata, o Mário Prata um dos mais importantes escritores brasileiros, mora em Florianópolis onde continua produzindo textos e romances com o mesmo talento que o consagrou.  
     Também com brilhantes trabalhos na dramaturgia e no jornalismo, Prata começou muito cedo a escrever seus textos, e aos 14 anos já era colunista social do jornal "A Gazeta de Lins".
     Criado em Lins, cidade distante 455 quilômetros de São Paulo, Mário Prata nasceu em Uberaba, Minas Gerais, em 11 de fevereiro de 1946. 
     Apaixonado por esportes, principalmente futebol, praticou tênis na infância, defendendo as cores do Clube Atlético Linense, sagrando-se campeão noroestino na década de 60.
     Na capital paulista foi gerente de uma agência do Banco do Brasil, e concomitante ao trabalho cursou economia na USP (Universidade de São Paulo).
Seu primeiro livro, "O morto que morreu de rir" foi publicado pelo Centro Acadêmico da faculdade.
     Em seguida emplacou o primeiro sucesso, como dramaturgo, ao escrever a peça "Cordão Umbilical".
     "Se não tivesse dado certo, eu estaria hoje, provavelmente aposentado no Banco do Brasil ou teria seria Ministro da Fazenda do Fernando Henrique", brinca Mário Prata.
     Também integrou importantes redações de jornais e revistas, com destaque para os 11 anos em que escreveu para o renomado Caderno 2 do Estadão (entre 1993 e 2004) e crônicas semanais para as revistas "Isto É" , "Época", "Playboy", "Ícaro", "Placar" e Caros Amigos, entre outras..
       Escreveu e escreve para cinema, teatro e televisão. Foi repórter, cronista, colaborador, resenhista de literatura, contista e articulista, acumulando vários prêmios, entre eles dois Kikitos no Festival de Gramado. Um com o filme “Bésame Mucho”, em parceria com Francisco Ramalho Junior (1987) e outro com “O Testamento do Sr. Napumoceno”, filme luso-francês.
      Mário Prata morou dois anos em Portugal, produzindo vários trabalhos para a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), experiência que lhe proporcionou escrever o livro "Schifaizfavoire, dicionário de português" (Editora Globo).
       Durante 11 anos (de 93 a 2004) foi cronista no Caderno2 do Estadão. Neste mesmo período escreveu crônicas para as semanais Isto É e Época.



         

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