quinta-feira, 13 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO BEIJO - ANTÔNIO BARRETO



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Público-alvo: 8º ano
Tempo: 5 aulas
Objetivos: - Ler para apreciar;
                 - Ler para ampliar o universo linguístico e literário;
                 - Ler para estimular a leitura do romance.


Antes da leitura

- Ativação de conhecimentos prévios;
- Antecipação ou predição de conteúdo ou propriedades do texto.

Observando o livro


a)      Análise dos elementos paratextuais ( capa, orelha e quarta capa).
b)      O que significa a palavra “balada”?
c)      Que sensações a capa do livro desperta em você?
d)      Este trecho que você vai ler  é um capítulo do romance “Balada do primeiro amor” de Antônio Barreto. O que é um romance?

Agora que você já sabe o que é um romance responda:
a)      Você já leu um romance? Qual?
b)      Você já conhecia o autor ou já leu algum texto que ele escreveu?
c)      Qual será o assunto do texto? 
d)      Como vocês imaginam que sejam as personagens e como e onde aconteceu o primeiro beijo?

Durante a leitura

- Elaboração de apreciações estéticas e ou afetivas:
- Produção de inferências locais e globais.

a)      Qual o foco narrativo do texto? Justifique com trechos.
b)      Se o autor tivesse escolhido outro foco narrativo, o efeito de sentido seria o mesmo? Por quê?
c)      O que significa a expressão “cultura inútil”?
d)      Você acredita que a personagem faz jus aos e apelidos? Por quê?
e)      A personagem faz dois julgamentos de valores durante a narrativa. Em que eles diferem? 
f)      Por que a menina cedeu aos apelos do menino?
g)       O texto contém algumas metáforas. Cite-as e explique cada uma.

Após a leitura

- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos;
- Percepção de relações de intertextualidade/interdiscursividade.

a)      Os romances adolescentes são parecidos com o das personagem? Comente.

b)      É comum o uso de apelidos nessa fase da vida. Você acredita que apelidos podem marcar uma pessoa para sempre? Explique.

c)      Compare os textos "Meu primeiro beijo" e "Primeiro beijo" " e faça uma lista das semelhanças e das diferenças existentes entre eles.

Primeiro Beijo
Lembro daquele beijo que me deu
No meio do intervalo aconteceu
Voltei pra sala com o coração
Completamente louco de paixão
Você ficou na sala me olhando,
Senti que agente estava namorando
Naquela hora era o amor
Não deu nem pra ouvir o professor
Aí não consegui nem estudar
Só queria lembrar
Daquele momento que até hoje faz sonhar
A melhor emoção de todas que eu gosto de lembrar
Foi meu primeiro beijo
Foi a primeira paixão
Nunca mais te esqueci, guardei você
Pra sempre dentro do meu coração (x2)
Lembro daquele beijo que me deu
No meio do intervalo aconteceu
Voltei pra sala com o coração
Completamente louco de paixão
Você ficou na sala me olhando,
Senti que agente estava namorando
Naquela hora era o amor
Não deu nem pra ouvir o professor
Aí não consegui nem estudar
Só queria lembrar
Daquele momento que até hoje faz sonhar
A melhor emoção de todas que eu gosto de lembrar
Foi meu primeiro beijo
Foi a primeira paixão
Nunca mais te esqueci, guardei você
Pra sempre dentro do meu coração (x3)



BIOGRAFIA DO AUTOR





https://www.google.com.br/search?hl=en&q=antonio+barreto+escritor+mineiro&bav

Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - três  vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, Prêmio Remington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Contos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” de poesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro” de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “Manuel Bandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio “Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal do Livro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura Altamente Recomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura, Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef (EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos Bienais Internacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade do México. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia e contos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista do jornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos, poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona); “Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmente coordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori.


Principais obras publicadas:
  • Poesia: O sono provisório (Francisco Alves, 78); Vastafala (Scipione, 88).
  • Contos: Os ambulacros das holotúrias/Reflexões de um caramujo (UFMG, 90/93).
  • Romance: A barca dos amantes (Lê, 90); A guerra dos parafusos (José Olympio, 93).
  • Infantis e Juvenis: Lua no varal e Isca de pássaro é peixe na gaiola (Miguilim, 87, 89); A noite é um circo sem lona (Record, 87); Livro das simpatias (RHJ, 90); Bombeiros do sol, com Graça Sette (José Olympio, 97); Brincadeiras de anjo, Tem um avião lá fora, O velho pássaro da lua e Balada do primeiro amor (FTD, 87, 87, 96, 97).
  • Crônicas: Transversais do Mundo (Lê, 99)
  • A sair: Zoonário (Mercuryo, 01), O menino que não sonhava só (Mercuryo, 01).

    http://www.palavrarte.com/equipe/equipe_antbarreto.htm

Um comentário:

  1. Já estou trabalhando essa SA com minhas salas do 8º ano e o interesse por parte dos alunos está bem grande. Eles me disseram que as aulas estão sendo diferentes e, eles não vem a hora de finalizar o trabalho para expor no varal para toda escola ver. Angélica Troysi

    ResponderExcluir